20.8 C
Belo Horizonte
01 / fevereiro/ 2025

Incêndio já devastou cerca de 35% da unidade de conservação do parque de Ibitipoca

Relacionadas

Minas Láctea 2024: Juiz de Fora Recebe o Maior Evento do Setor Laticinista da América Latina

Explorando o Futuro do Setor Lácteo: Minas Lactea 2024 em Juiz de Fora

Bahamas Desembarca em São João Nepomuceno: Uma Nova Era de Economia e Qualidade!

Bahamas Desembarca em São João Nepomuceno: Uma Nova Era de Economia e Qualidade!

Trio de Novas Lojas do Grupo Bahamas Expande sua Presença no Interior de Minas Gerais

Trio de Novas Lojas do Grupo Bahamas Expande sua Presença no Interior de Minas Gerais

Juiz de Fora recebe evento supermercadista Superinter da Amis

Superinter da Amis em Juiz de Fora: O evento imperdível para os profissionais do setor supermercadista!
- Publicidade -spot_imgspot_img
HomeMinas GeraisIncêndio já devastou cerca de 35% da unidade de conservação do parque...

Data:

Uma equipe do Corpo de Bombeiros, juntamente com os brigadistas do parque e voluntários ainda trabalham no combate à um incêndio no Parque Estadual de Ibitipoca, em Lima Duarte, registrado nesta terça-feira (29).

O incêndio foi iniciado há pelo menos 47 horas e já queimou cerca de 35% da unidade de conservação. Foram cerca de 500 hectares de área atingidos, o equivalente a 500 campos de futebol, segundo o major Leonardo Nunes, subcomandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora e coordenador da operação no local: “Os danos são irreparáveis. Não temos como, agora, afirmar se o incêndio foi criminoso”.

Os aviões Air Tractor dão apoio no combate aos focos do incêndio, em Ibitipoca, onde é impossível chegar por terra (foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)

Militares e cíveis estão há dois dias na unidade de preservação ambiental e sete equipes dividem-se para combate às chamas em inúmeros pontos. Durante a madrugada desta terça feira, um dos focos de incêndio chegou a ameaçar a portaria do parque e o próprio posto de comando das operações. O helicóptero Arcanjo apoia o combate à queimada.

Já as aeronaves Air Tractor, uma delas contratada pelo governo do estado e a outra enviada por um particular, conseguiam armazenar até 3 mil litros de água em seus compartimentos. “Ontem, o Arcanjo chegou a lançar um pouco de água, mas a fumaça e o cair da noite tornaram as condições de vôo inseguras para a tripulação. Agora, com as aeronaves, vamos conseguir finalizar, mas a mata grande, no centro do parque, infelizmente foi atingida”, lamenta o major.

Durante a madrugada, o fogo ameaçou o QG dos bombeiros e brigadistas do IEF, montado no restaurante do parque (foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)

Segundo o IEF, os esforços neste momento ainda estão direcionados para encerrar o incêndio. O instituto acrescenta que estão sendo utilizados um trator com tanque, sete caminhonetes 4×4 e duas motos. Tão logo o trabalho seja encerrado, o IEF vai informar qual será a data de reabertura do parque, fechado desde 18 de março devido à COVID-19.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img