Capricorniana chegada a uma terra firme (praticamente um pleonasmo), queria que a vida viesse com um arquivo de planejamento. Eu seguiria à risca! Como seria fácil! Um checklist com os principais itens a cumprir, prazos bem estabelecidos, risco calculado, dúvidas frequentes e um SAC para reclamações. Sem contar a página com a descrição do objetivo. Sim, isto mesmo: o porquê de estar aqui, os conteúdos a serem aprendidos, a missão nesta vida.
Ah! Você não pensa sobre isso às vezes? Como saber se as escolhas estão certas? Cadê o gabarito, minha gente? Tudo o que temos são opiniões. Algumas são mais importantes que outras, seja pelo valor afetivo, seja pela autoridade que representam, seja porque vêm de quem assina o contracheque no final do mês. Mas o fato é que a verdade absoluta, não conhecemos. Desconfiamos apenas.
Queria, mas não temos nada disso. A vida não vem com manual, cartilha ou roteiro. Como dizem, “é eita atrás de eita”. A previsão indica céu estável. E despenca uma chuva bem na hora em que você desce do ônibus. E você nem tinha uma sombrinha na bolsa. A previsão indica final de semana de muito frio na serra. E você enche a mala de agasalhos e passa dois dias suando. Pior: a previsão indica um relacionamento estável e longo. Em alguns meses, o pé na bunda aparece bem violento e surpreendente. Será que nada é previsível? Exatamente. Tudo é aposta!
Ou apostamos ou permanecemos parados com medo de apostar e perder. Que verbo desagradável este, não é mesmo? Quem quer perder? Vivemos em busca de ganhar. Entretanto, a ilusão do prêmio final nos distrai dos pequenos ganhos do percurso. A experiência, a descoberta de novas capacidades, a confiança em saber levantar, a certeza de que tudo passa. Há muitos ganhos no caminho: a mão que nos ajuda a levantar, o sorriso que nos surpreende, os novos amigos que aparecem, o sol nascendo outra vez…
E nada disso é controlável. E nenhuma previsão é garantia. De repente, nos vemos assim: sem controle e sem garantias. É assustador! Vivemos na ilusão do controle e nos apegamos ao planejamento como justificativa. Se você se esforçar, se estudar, abrir mão das festas, economizar cada centavo, for um parceiro dedicado…então você terá sucesso na carreira, nas finanças e no amor. Claro que é preciso se dedicar e cuidar do que lhe é caro! E também ter perspectivas e planos. É essencial manter a ilusão de futuro e a consciência de que somos responsáveis pelo resultado de nossas ações e pela nossa inércia. Mas você também pode cumprir todo o protocolo e descobrir que não era suficiente.
Gente, a chuva, uma hora ou outra, vai aparecer inesperadamente e molhar a sua melhor roupa, e estragar o seu cabelo e ensopar os seus sapatos. Você pode rir e postar um meme ou pode praguejar e se enfurecer. Sabe a expressão “aceita que dói menos”? Pois então, é bem assim na vida: é preciso aceitar as limitações e entender que o tempo que realmente existe é o agora. A previsão do tempo para hoje? Tudo pode acontecer!