20.8 C
Belo Horizonte
01 / fevereiro/ 2025

Emissões de Gases de Efeito Estufa caem 23% em BH

Relacionadas

Minas Láctea 2024: Juiz de Fora Recebe o Maior Evento do Setor Laticinista da América Latina

Explorando o Futuro do Setor Lácteo: Minas Lactea 2024 em Juiz de Fora

Bahamas Desembarca em São João Nepomuceno: Uma Nova Era de Economia e Qualidade!

Bahamas Desembarca em São João Nepomuceno: Uma Nova Era de Economia e Qualidade!

Trio de Novas Lojas do Grupo Bahamas Expande sua Presença no Interior de Minas Gerais

Trio de Novas Lojas do Grupo Bahamas Expande sua Presença no Interior de Minas Gerais

Juiz de Fora recebe evento supermercadista Superinter da Amis

Superinter da Amis em Juiz de Fora: O evento imperdível para os profissionais do setor supermercadista!
- Publicidade -spot_imgspot_img
HomeMinas GeraisBH & MetropolitanaEmissões de Gases de Efeito Estufa caem 23% em BH

Data:

Por PBH

As emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global, caíram 23% em Belo Horizonte, na comparação com 2019. No setor de transportes, a queda nas emissões foi de 29% em igual período. Os dados compõem o 5º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 2020, disponível para consulta neste link

Belo Horizonte é a primeira capital do país a apresentar estudo de emissões de GEE levando em conta os efeitos da pandemia da Covid-19. A quarta atualização do documento tem ainda a evolução das emissões no período de 2009 a 2020. 

“Essa entrega é mais uma ação realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, no contexto das celebrações da Semana do Meio Ambiente. É a partir deste diagnóstico que vamos continuar executando políticas públicas que possam reduzir nossas emissões e, ao mesmo tempo, alinhar desenvolvimento econômico com preservação do meio ambiente. Com a pandemia, outro desafio é a conexão entre políticas públicas sanitárias e ambientais, pois a crise mostrou que saúde e meio ambiente são indissociáveis”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck. 

Os resultados podem estar associados, principalmente, à redução da atividade econômica no período da pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020, que impôs isolamento social e o fechamento de atividades não essenciais em vários períodos ao longo do ano. No entanto, segundo o relatório, o esforço do poder público em executar políticas para reduzir os níveis de poluição deve ser considerado. 

Os municípios têm papel fundamental na implantação de políticas públicas de mitigação e adaptação em relação às mudanças climáticas, uma vez que muitas maneiras de reduzir as emissões de GEE e os seus efeitos sob o aquecimento global estão em sua competência de atuação e planejamento – e é o que Belo Horizonte vem fazendo. 

“Projetos de reflorestamento em áreas degradadas, investimento em eficiência energética, aproveitamento de resíduos sólidos, incentivo ao uso de energia renovável e à conservação de áreas naturais, são alguns exemplos de ações locais que já contribuem para a redução das emissões na terceira capital do país, independentemente do cenário atual de pandemia”, afirma Dany Silvio Amaral, secretário executivo do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE), órgão colegiado responsável pela mobilização, construção de critérios e validação do documento. 

Entender as fontes dessas emissões nas cidades e nos países é a chave para o planejamento de ações de enfrentamento às mudanças climáticas. Daí a importância de se realizar o inventário de emissões, que segue protocolos internacionais de avaliação e é calculado a partir do perfil das emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa no município. 

De acordo com o levantamento, as emissões totais de GEE em 2020 mostram uma redução de 23% em relação a 2019. O setor “Fontes Estacionárias de Energia”, que inclui o consumo de energia elétrica e a queima de combustíveis nos segmentos residencial, industrial, comércio e serviços, apresentou redução de 10% de emissão de GEE na comparação com 2019. 

Já o setor “Resíduos” registrou recuo de 21% na emissão de gás de efeito estufa de 2020 em relação a 2019. O setor “Transporte”, responsável pela maior parte das emissões totais, teve queda de 29%, em relação a 2019, sendo fortemente impactado pelas medidas sanitárias impostas devido ao combate ao Covid-19.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img